Nossa História
8 de maio de 2017

    Era o ano de 1978. Barreiras, cidade pequena, uma ou outra escola particular. Ana Manfredini, mulher intrépida e audaciosa, inicia, juntamente com duas professoras, uma turma de Jardim da Infância e a outra de Alfabetização. Surgia a Escola Monteiro Lobato. Era a semente de uma grande e frondosa árvore. Não poucas foram as dificuldades… O importante, porém, era o sonho se tornando realidade. Um dos desafios, no entanto, era o nome fantasia “Paz e Amor” que deveria ser substituído por uma marca forte, de fácil identificação pela qual as pessoas pudessem estabelecer simpatia e interesse. Monteiro Lobato, o criador da literatura infanto-juvenil brasileira, foi o escolhido para dar nome à Escola com um perfil já bem delineado. Além de vir ao encontro dos interesses da empresária e Professora Ana Manfredini, um fato firmou tal escolha: a coincidência das datas de aniversário do Escritor e da empresária: 18 de Abril, ficando assim instituído o “Dia da Escola Monteiro Lobato”. Os anos foram passando e a implantação de novas turmas se fez necessária. E assim, gradativamente se chegou a 1989, com a criação de uma turma de 3ª série do Ensino Médio.

          O sucesso da escola se acelerou quando a Direção buscou parceria com o Sistema Objetivo de Ensino, São Paulo, que se afina com os objetivos da empresa e tem como meta o ápice da educação. Fiel ao seu projeto inicial, a Escola Monteiro Lobato – Objetivo procura atender às necessidades do mundo atual, formando cidadãos críticos, transformadores, responsáveis e capazes de atuar como agentes na construção de uma sociedade que privilegie os verdadeiros valores. Para isso conta com Direção dinâmica, Coordenação Pedagógica especializada e um quadro de professores habilitados e competentes.

          Com o nascer de novo milênio, nasce também a Unidade II da Escola Monteiro Lobato – Objetivo na mais jovem cidade do Oeste Baiano: Luis Eduardo Magalhães. Nessa trajetória de 40 anos, temos motivos para agradecer pela História que fomos escrevendo e que continuamos a fazer. Este é mais um ano que queremos transformar em realidade: o ideal de uma escola viva, dinâmica e divulgadora dos valores que plenificam o ser humano.

MISSÃO

          Visando à formação de indivíduos numa ótica de mundo globalizado, a Escola Monteiro Lobato – Objetivo estrutura sua proposta educacional nos ideais que buscam uma revolução transformadora formar cidadãos críticos, conscientes de seu protagonismo, competentes e comprometidos com os valores éticos e morais, é a meta a que todas as atividades, regidas por um macro projeto, querem alcançar.

VISÃO

          Reconhecer a escola por sua excelência na qualidade do ensino científico e cultural, fundamentado na pedagogia da Escola Monteiro Lobato, comprometida com os valores humanos, atitudes éticas e cidadania responsável para a construção da cultura da paz.

AGENDA
III BIMESTRE – Unidade Barreiras

Sábados letivos: 1 dia letivo – 15/9/2018; acréscimo 4/8/2018 e 18/8/2018. 16 a 20/7/2018 – Recuperação Paralela – II Bimestre […]

I BIMESTRE – Unidade Luís Eduardo Magalhães

6 a 14/4 – VA2 (Verificação de Aprendizagem Parcial 2) Entrega dos resultados aos pais: Bimestral: 19/4/2018. Da Recuperação Paralela: […]