A Escola Monteiro Lobato – Objetivo há 43 anos escreve sua história, protagonizada por crianças e jovens que hoje trilham caminhos diversos e profissões variadas.
Esta árvore que hoje se tornou frondosa, abrigando gerações, umas após outras, teve um pequeno começo.
          Em 1978, Barreiras - BA, uma cidade pequena com poucas escolas particulares... A Professora Ana Manfredini ousou criar uma turma de Jardim de Infância e outra de Alfabetização. Não foram poucas as dificuldades mas, o mais importante, era o sonho se tornando realidade. O nome escolhido foi “Paz e Amor” e, mais tarde, substituído por “Monteiro Lobato”, devido ser ele o criador da literatura infanto-juvenil brasileira e também por ter a Escola um perfil bem delineado. É o Patrono da Escola até os dias atuais.
          Com o passar dos anos, novas turmas, gradativamente, foram implantadas e em 1989 aconteceu a criação da primeira turma de 3ª série do Ensino Médio.
          O sucesso da Escola crescia e a Direção fez parceria, em 1998, com o Sistema Objetivo de Ensino de SP que correspondia aos princípios da Escola que mantém o seu lema: “A Solidez da Tradição e o Desafio da Renovação” e que garante excelentes resultados.
          Mais tarde, em 2001, surge a Unidade II, da Escola Monteiro Lobato – Objetivo, na cidade de Luís Eduardo Magalhães - BA.
        Nesta trajetória, muitos acontecimentos, sucesso, suscita um agradecimento pela história que pudemos escrever e que ainda, a cada dia, registramos.

Missão

Visando à formação de indivíduos numa ótica de mundo globalizado, a Escola Monteiro Lobato – Objetivo estrutura sua proposta educacional nos ideais que buscam uma revolução transformadora formar cidadãos críticos, conscientes de seu protagonismo, competentes e comprometidos com os valores éticos e morais, é a meta a que todas as atividades, regidas por um macro projeto, querem alcançar.

Visão

Reconhecer a escola por sua excelência na qualidade do ensino científico e cultural, fundamentado na pedagogia da Escola Monteiro Lobato, comprometida com os valores humanos, atitudes éticas e cidadania responsável para a construção da cultura da paz.

Nosso Patrono

Nossa Escola tem como Patrono José Bento Monteiro Lobato, o maior escritor infanto-juvenil da Literatura Brasileira. Sua genialidade sempre esteve à frente de seu tempo. Acreditou no Brasil e na sociedade brasileira, e espalhou pelo mundo contos inspirados nos acontecimentos tipicamente brasileiros. Emília, Visconde, Pedrinho e tantos outros passeiam no imaginário infantil e são sempre novos e atuais. Reverenciamos sua memória e lhe prestamos nossa homenagem nesta data em que nasceu para a vida: 18/4/1882.

O Sistema Objetivo

Conheça a origem e a evolução do Sistema Objetivo.

1965

Idealismo e entusiasmo foram alguns dos requisitos que levaram, os estudantes de Medicina João Carlos Di Genio e Dráuzio Varella e os médicos Roger Patti e TadasiItto a fundar um pequeno curso preparatório para as faculdades de Medicina, na região central da cidade de São Paulo.

1965

1966

O sucesso alcançado nos exames daquele ano pelos alunos por eles preparados fez com que, o Curso Objetivo fosse um dos maiores da cidade. A intenção sempre foi o desenvolvimento de um projeto educacional mais abrangente; por isso, a partir do pequeno curso preparatório, o Objetivo transformou-se na maior instituição de ensino do Brasil.

1970

Foi criado o Colégio Objetivo, com currículo de Ensino Médio.

1970

1972

Foram implantadas as Faculdades Objetivo, embrião da futura Universidade Paulista – UNIP, atualmente auniversidade que mais cresce no País.

1974

Nasce o Colégio Objetivo Júnior, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

1974

1982

Foi criado o Centro de Pesquisa e Tecnologia Objetivo (CPT), mais tarde batizado CPT – UNIP/Objetivo. Professores e pesquisadores do CPT são os responsáveis pela implementação das mais diversas atividades educacionais.
O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis.

As perspectivas que se abrem nos mais diversos campos do saber implicam um modelo educacional permanentemente aberto ao novo, ao dinâmico, ao interativo – atento a uma realidade que se transforma a cada momento.

Formar o indivíduo para um mundo globalizado e para os seus novos parâmetros envolve a capacidade de utilização dos recursos infindáveis da informática, da computação, da telemática e das infoways, que compõem uma revolução cultural tão transformadora quanto o foi, no seu tempo, a invenção da imprensa.

A absorção do novo, contudo, não pode prescindir de uma sólida formação, da compreensão lúcida das novas realidades e do domínio de equipamentos básicos para a vida: a competência linguística, o raciocínio lógico e matemático, a iniciação científica, a consciência do meio ambiente, a visão histórica, a experiência artística, a formação ética e a construção da consciência de cidadania, além do domínio de recursos tecnológicos, passaporte privilegiado para o mundo futuro.

Esses são os caminhos. São esses os ideais que alimentam nossa proposta educacional do Sistema Objetivo.

Siga a Escola Monteiro Lobato!

Unidade 1
Barreiras - BA